Cartilha

Os baldes plásticos fabricados pela Bomix são a melhor escolha para envasar produtos à base de água como alguns vernizes e esmaltes, texturas, massas niveladoras, impermeabilizantes, fundos preparadores e também as tintas acrílicas e látex.

Eles são fabricados em polipropileno (PP), um material plástico muito resistente e versátil, utilizado em diversos outros produtos que atendem aos mais variados segmentos como autopeças, utilidades domésticas, eletrodomésticos, alimentos, médico-hospitalares, transportes, químicos e cosméticos.

Os baldes da Bomix possuem a identificação de reciclagem do PP (de acordo com a Norma ABNT 13230:2008) para facilitar a separação nos centros de triagem de materiais recicláveis.

A reutilização dos baldes plásticos é a melhor solução em termos de sustentabilidade, de proteção ao meio ambiente e de Economia Circular. Quanto mais vezes você reutilizar uma embalagem, melhor será. Assim economizamos recursos naturais e ainda reduzimos a emissão de gases de efeito estufa.
Dica: os baldes plásticos podem ser reutilizados para tarefas diversas nas indústrias, em casa e em outras atividades por muitas e muitas vezes

Quando a reutilização não for mais possível, os baldes plásticos podem ser facilmente reciclados e são matéria-prima de alta qualidade para a indústria de reciclagem de plásticos.

Mas não esqueça das recomendações para a destinação adequada.

Por serem fabricados com plástico de alto desempenho e 100% recicláveis, o reaproveitamento do polipropileno utilizado na produção dos baldes reintroduz a matéria-prima no ciclo produtivo. Assim são confeccionados novos baldes e acessórios para pintura como bandejas, cabos de rolos e pincéis. Ou também outros produtos plásticos para os setores automotivos, de eletrodomésticos, utilidades domésticas, etc.

AS SOBRAS DE TINTA descartadas de forma errada podem poluir a água e o solo. Por isso calcule bem a quantidade de tinta que será utilizada em seu projeto para não haver desperdício.

A dica é verificar na embalagem o rendimento apontado e comparar com a área que precisa pintar.

Na dúvida consulte o fabricante. Se ainda assim sobrar tinta, mantenha os baldes plásticos tampados para o produto não ressecar ou estragar.

Tente não armazenar por muito tempo a tinta que sobrou após a abertura da embalagem.

Utilize o material em outra obra ou faça uma doação para alguém que precisa como o zelador, um amigo ou um vizinho.
Você pode ainda doar a tinta para uma escola, creche ou casa de repouso.

Também é possível misturar sobras de tintas de diferentes baldes para criar uma cor totalmente diferente.
Use a criatividade!

DESTINAÇÃO PÓS-CONSUMO DOS  BALDES PLÁSTICOS PARA TINTAS

SIGA ESSAS RECOMENDAÇÕES PARA A DESTINAÇÃO ADEQUADA:

1- Utilize sempre toda a tinta do balde e lave a embalagem, preferencialmente, com água de reuso.
Caso sobre algum resíduo de tinta no balde, deixe secar por pelo menos 24 horas para que o processo de reciclagem seja menos impactado.

2- Retire as pequenas sobras de tinta líquida do balde com pincel ou espátula, que depois podem ser limpos com jornal, por exemplo.

Assim que a tinta secar no jornal, ele deve ser descartado no lixo comum. Outra opção é derramar os resíduos de tintas em um pouco de areia de obra, nunca diretamente no solo. Quando a tinta secar, descarte a areia no lixo comum.

3- Primeiro lave as ferramentas utilizadas com água e, em seguida, com água e sabão. Se houver coleta de esgoto, descarte a lavagem em ralos, tanques ou vasos sanitários. Nunca descarte em bueiros, bocas de lobo ou no solo.

4-  Encaminhe os baldes para a reciclagem por meio da coleta seletiva porta a porta, cooperativas de catadores, pontos de entrega voluntária (PEVs), ecopontos, área de transbordo e triagem (ATT) ou sucateiros legalizados

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Os baldes plásticos da BOMIX são leves e ergonômicos, com tampas que facilitam a abertura e o fechamento para uma melhor conservação das tintas. Eles também possuem um formato cônico, que permite fácil empilhamento quando vazios, podendo-se colocar um balde dentro do outro.
Os custos ambientais dos baldes plásticos são menores quando comparados a outras opções de materiais para embalar tintas, o que é comprovado em estudos realizados.

Bomix
× Como posso te ajudar?